O MATE Festival é uma plataforma cultural e profissional internacional que promove o encontro entre Música, Arte, Tecnologia e Educação, com foco na inovação, diversidade, cooperação em língua portuguesa e desenvolvimento sustentável.
Criado no Brasil, em Porto Alegre (RS), o MATE vem crescendo desde 2016 como um espaço vivo de experimentação, formação e circulação artística. A partir de um olhar contemporâneo e plural, o festival articula redes de criadores, instituições, agentes culturais e públicos, promovendo trocas e experiências que atravessam fronteiras geográficas e simbólicas.
Em 2023, o festival iniciou o seu processo de internacionalização, com o reconhecimento da União Europeia através do programa Europa Criativa, e ações nas cidades de Santiago de Compostela (Espanha) e Tessalónica (Grécia). Desde então, a cidade de Coimbra (Portugal) tornou-se sede oficial da edição europeia do festival, que em 2025 chega à sua terceira edição consecutiva em território português.
Com uma programação que integra showcases musicais, cine concertos, feiras criativas, conferências, residências artísticas e atividades formativas, o MATE afirma-se como um dos eventos mais consistentes na valorização das culturas em língua portuguesa. O festival combina curadoria artística, ação pedagógica e modelo de governança colaborativa, envolvendo diferentes gerações e territórios.
Com uma proposta inovadora e global, o MATE é uma comunidade contínua de articulação cultural entre América Latina, Europa e África, contribuindo para a internacionalização de artistas e a valorização da diversidade cultural num cenário global.